A premiação foi instituída em 1988 pela Fundación San Benito de Alcântara, patrocinada pelo Grupo Iberdrola, com periodicidade bienal. O prêmio reconhece, no âmbito ibero-americano, obras públicas que reúnam, de acordo com a opinião do júri designado, maior importância cultural, tecnológica, estética, funcional e social, levando-se em conta a qualidade técnica e estética e a perfeição alcançada na execução do empreendimento.
Localizada no Vale do Jequitinhonha, a Hidrelétrica Presidente Juscelino Kubitschek - Usina de Irapé é um marco para o desenvolvimento social e econômico de umas das regiões menos desenvolvidas de Minas Gerais e do Brasil.
De 2002 a 2006, a Cemig investiu R$ 1 bilhão na construção da usina, no rio Jequitinhonha, entre os municípios de Grão Mogol e Berilo. A obra exigiu da Cemig e do Governo do Estado a adoção de uma série de ações coordenadas, que tinham como foco minimizar ao máximo possível os impactos ambientais e sociais. Nesse sentido, foram implementados programas de qualificação de trabalhadores da região, reassentamento de famílias atingidas, recuperação da fauna, entre outros.





Nenhum comentário:
Postar um comentário